
Dicas úteis
Certifique-se se tudo está desligado antes de dar a partida
Ao dar a partida, sempre desligue os consumidores elétricos (faróis, rádio, ar-condicionado, etc.) , evitando assim sobrecargas e preservando o sistema elétrico do veículo.
Veículos sem uso por muito tempo
No caso de o veículo permanecer muito tempo sem uso, é aconselhável dar a partida e deixa-lo funcionando por alguns minutos frequentemente, para evitar descarregar a bateria.
Teste o alternador do carro
Realize com frequência o teste no alternador do seu veículo, com o objetivo de certificar, se o mesmo está carregando corretamente, evitando assim danos na bateria e demais componentes elétricos.
Terminais limpos
Verifique se os terminais da bateria estão limpos, pois os mesmos podem acumular “zinabre” (oxidação nos polos devido ao ácido da bateria), o que acarreta isolação da corrente elétrica, podendo acarretar em mau funcionamento e danos ao veículo.
Verificar se bateria está fixada corretamente
Verifique se a bateria está fixada corretamente no veículo, evitando assim danos na bateria e risco de curto circuito, acarretando sérios danos ao veículo e comprometendo a segurança dos ocupantes.
ATENÇÃO
PARA REALIZAR QUALQUER PROCEDIMENTO QUE NECESSITE MANUSEAR A BATERIA, SOLICITE A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL, POIS A MESMA, REPRESENTA SÉRIOS RISCOS DE ACIDENTES, PODENDO CAUSAR EXPLOSÃO, QUEIMADURAS E EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS NOCIVOS À SAÚDE. SEMPRE REALIZE OS PROCEDIMENTOS, SEM A PRESENÇA DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS.