O que é uma bateria?

Bateria ou acumulador elétrico (como são conhecidos tecnicamente), é um componente responsável por armazenar energia elétrica, a ser utilizada pelo veículo ou equipamento. O tipo mais comum utilizado é o “chumbo-ácido” que possui esse nome, devido a sua composição básica, a partir de placas de chumbo e outros componentes mergulhados em uma solução ácida. Essas baterias são recarregáveis e dependem de um sistema que as mantém carregadas.

Automotivas


São responsáveis pela ignição do motor e funcionamento dos sistemas e acessórios elétricos do veículo. Elas podem ser do tipo COMUM (com manutenção) ou SELADA (baterias que não necessitam de manutenção). São baterias recarregáveis e trabalham em conjunto com o sistema elétrico do veículo que a mantém carregada por meio de um alternador.  São baterias utilizadas em veículos em geral, como carros, caminhões, tratores etc.

Ciclomotivas


São baterias utilizadas em motos e motocicletas em geral, e em alguns casos em geradores de energia movidos a gasolina. Elas podem ser do tipo comum (com manutenção), ou seladas, podendo ter vários modelos inclusive com utilização de gel em sua composição.

Estacionárias


São baterias utilizadas em sistemas estacionários como de iluminação de emergência e no-breaks, que são acionadas, com a queda de energia elétrica da rede. São carregadas por meio de um transformador no próprio equipamento. São utilizadas em prédios, condomínios e empresas etc.

Tracionárias


São baterias utilizadas em veículos ou aparelhos movidos por motores elétricos, geralmente em ambientes que não podem ser utilizados motores à combustão, tais como: empilhadeiras, carrinhos de transporte e limpeza, etc.